A história da banda é
recente, começando há dois anos atrás, em 2010, quando Harry, Liam,
Zayn, Niall e Louis (carinhosamente apelidados pelas fãs de Hazza,
Leeyum, Dj Malik, Nialler e Boo Bear) se inscreveram para o programa
X-Factor. Os cinco rapazes iniciaram a competição em fases solo, porém
não seguiram adiante. Mas, após sugestão dos jurados Simon Cowell e
Nicole Scherzinger, os garotos foram colocados em um grupo para seguirem
na competição.
Harry Edward Styles é de Cheshire, Inglaterra e foi vocalista da
banda White Eskimo em 2007, mas acabou no mesmo ano. No X-Factor, Harry
cantou “Isn’t She Lovelly?”, de Steve Wonder. Recebeu boas
críticas dos jurados, apesar de Louis Walsh ter dúvidas se ele estaria
preparado para a competição.
Liam James Payne, de Wolverhampton, Inglaterra, já havia se inscrito
no programa em 2008, porém Simon Cowell, que também era jurado na época,
disse ao garoto para voltar dois anos mais tarde por achar que Liam não
estava preparado. E assim, Liam Payne voltou ao programa em 2010
cantando “Cry Me A River” e foi aplaudido de pé pela platéia e por Simon.
Zayn Javad Malik, de Bradford, Inglaterra, se apresentou no programa com a música “Let Me Love You”,
do cantor Mario. Zayn correu o risco de ser eliminado do programa, pois
optou por não subir ao palco para dançar porque estava nervoso e
envergonhado. Cowell, notando a falta de Zayn no palco, procurou o
garoto nos bastidores e o convenceu a subir no palco.
Niall James Horan, é o único membro da banda que não nasceu na
Inglaterra, mas sim em Mullingar, no Condado de Westmeath, Irlanda. Para
o programa, Niall cantou a música “So Sick”. Os jurados ficaram
na dúvida quanto a apresentação do rapaz, mas Louis Walsh estava sempre
ao seu lado. Niall entrou na competição de vez quando a cantora Katy
Perry, que estava como jurada, deu seu voto de aprovação para Niall, e
em seguida disse que era pra ele não decepcioná-los.
Louis William Tomlinson é o membro mais velho da banda e é de Doncaster, Inglaterra. Em sua audição cantou “Hey There Delilah” logo após o Simon pedir para que ele mudasse a música enquanto ele cantava “Elvis Ain’t Dead”.
Depois da desclassificação, os garotos que inciaram em fase solo se
tornaram um grupo: One Direction (ou 1D), susgestão de Harry e aceita
pelo grupo, pois Louis disse que “todos entraram na competição com uma
coisa em mente e que era ir para o topo”. Para sua primeira apresentação
na casa dos jurados, Harry, Liam, Zayn, Niall e Louis interpretaram a
canção “Torn”, de Natalie Imbruglia. Em entrevista para a revista Rolling Stones, Simon declarou:
“Curiosamente, quando eles saíram, eu tive um sentimento ruim que
talvez não deveria ter perdido eles e foi então que surgiu a idéia de
que deveríamos ver se eles poderiam trabalhar como um grupo. Convidamos
estes cinco rapazes de volta. No minuto em que estavam lá pela primeira
vez juntos – era um sentimento estranho. Eles simplesmente se pareciam
com um grupo naquele momento. Eu tive uma boa sensação, mas quando eles
vieram para minha casa na Espanha e se apresentaram, após cerca de um
milionésimo de segundo, eu tentei manter uma cara séria para fazer um
pouco de drama antes do show. Lembro-me de estar sentado ao lado de uma
garota com a qual eu estava trabalhando. No segundo em que eles saíram
eu saltei da cadeira e disse: “Esses caras são incríveis!” Eles só
tinham aquela coisa. Tinham essa confiança. Eram divertidos. Eles
elaboraram seus próprios arranjos. Eram como um grupo de amigos, e
destemidos também.”
Durante as próximas semanas, a banda faria apresentações de canções
famosas e de grandes artistas que iriam desde Rihanna até The Beatles, e
contavam com o auxílio de Simon Cowell. As músicas interpretadas pela
banda no decorrer do programa foram: Viva La vida, My Life Would Suck Without You, Nobody Knows, Total Eclipse of the Heart, Kids in America, The Way You Look Tonight, All You Need Is Love, Summer of ’69, You Are So Beautiful, Only Girl In The World, Chasing Cars, Your Song, She’s The One, Torn.
A banda One Direction ficou em terceiro lugar na sétima edição do
programa X-Factor, que teve em segundo lugar a cantora Rebecca Ferguson e
o campeão Matt Cardle. Quando o apresentador do programa perguntou o
que aconteceria com eles após a eliminação, Zayn foi claro: “Nós
definitivamente iremos continuar juntos”, e Simon disse que esse era
apenas o começo para os garotos.
Com o fim do programa e com o grande sucesso que consquitaram durante
ele, a banda assinou contrato com Cowell. Em Fevereiro de 2011, a banda
e mais nove competidores participaram na “X Factor Live Tour”. Após o
fim da turnê, eles voltaram para gravar seu primeiro álbum.
O primeiro álbum da banda leva o nome de “Up All Night”, lançado no
dia 18 de novembro de 2011 pela gravadora Sony Music. O CD traz treze
canções na edição padrão e quinze na versão deluxe. Cantores como Kelly
Clarkson, Ed Sheran e Tom Fletcher (McFLY) escreveram músicas para a
banda. Na América do Norte, o lançamento do álbum ocorreu no dia 13 de
março de 2012 e no Brasil, no dia 25 de abril de 2012.
O CD estreou na segunda posição no Reino Unido, se tornando o álbum
de estreia mais rapidamente vendido em 2011 nas paradas britânicas. O
primeiro single do álbum foi a canção “What Makes You Beautiful”,
lançada no dia 11 de setembro de 2011, seguido de “Gotta Be You” e “One
Thing”.
A banda ganhou ainda o prêmio Brit Award pelo Melhor Single Britânico
com “What Makes You Beautiful” em 2012. Ganharam também dois Kids’
Choice Awards, três Teen Choice Awards, três 4Music Video Honours, entre
outros.
Extras:
O primeiro DVD da banda foi lançado no dia 28 de maio de 2012. O DVD
foi gravado durante a turnê Up All Night Tour em Bournemouth
International Centre, em Bournemouth. Além das músicas do CD a banda faz
ainda outros cinco covers: I Gotta Felling”, “Stereo Hearts”, “Use
Somebody”, “Valerie” e “Torn”.
A banda ja lançou três livros publicados pela HarperVollins. O
primeiro livro, “One Direction: Forever Young (Our Official X Factor
Story)”, que conta a história do início da banda, sobre cinco garotos
que não se conheciam e toda a sua jornada no X-Factor. O livro foi
lançado no dia 17 de fevereiro de 2011 e alcançou o numero um na lista
do Sunday Times.
O segundo, foi lançado no dia 01 de setembro de 2011, “One Direction:
The Official Annual 2012″. Ele traz entrevistas exclusivas, notícias e
informações e fotos nunca vistas.
“Dare to Dream: Life as One Direction”, assim como os outros livros,
traz fotos inéditas da banda tanto no palco quanto fora dele. Assim como
o segundo livro, este também alcançou o primeiro lugar na lista do
Sunday Times.
Há um documentário com a banda chamado “Year In The Making” que é a
biografia em vídeo com os meninos contando a sua história. Um momento
marcante do vídeo é a parte Harry está falando sobre críticas que
recebeu após a sua primeira performance ao vivo de “What Makes You
Beautiful”. Podemos ver que Harry acabou desafinando no seu solo na hora
da música e acabou lendo comentários grosseiros na internet.
Discrografia:
Up All Night (2011)
Singles:
“What Makes You Beautiful” – Up All Night
“Gotta Be You” – Up All Night
“One Thing” – Up All Night
“Moments” – Up All Night
Curiosidades:
A escrita correta do nome de Zayn é Zain, mas ele prefere com “y”.
Os meninos criaram um canal no YouTube onde toda semana colocavam um
novo vídeo contando sobre as novidades e respondendo perguntas de fãs em
momentos super descontraídos sentados em uma escada.
Em um dos video diary, Louis disse que gosta de meninas que gostam de cenouras e desde então é perseguido por essa piada.
Liam tem medo de colheres. Ele é fã de Toy Story.
Boatos dizem que Justin Bieber e One Direction gravarão uma música juntos.
Em outro video diary, Louis disse que Liam é o inteligente, Harry é o
paquerador, Zayn é o vaidoso, Niall é o engraçado e segundo Harry,
Louis seria o líder.
Zayn Malik namorou uma participante do X-Factor, Rebecca Ferguson.
Atualmente namora a integrante do Little Mix, Perrie, que também
participou do X-Factor.
Os meninos participaram de um episódio de iCarly.
A música “What Makes You Beautiful” foi interpretada em Glee.
Escreveram um livro de receitas para o “Dish For a Wish” com Gwyneth
Paltrow, Myleene Klass, Gordon Ramsay e diversos outros artistas. O
dinheiro foi doado para a instituição “Rays of Sunshine Children’s
Charity”.
Em 2010, a banda e seus concorrentes do X-Factor lançaram um cover de
David Bowie para a música “Heroes” para ajudar a instituição “Help for
Heroes”.
O cover de “Forever Young” só seria liberado caso ganhassem o programa, mas a música vazou na internet.
Outros apelidos dos meninos são: Tommo, Bradford Boi, Daddy Direction, Swagmaster of Doncater, entre outros.
O canal americano Nickelodeon confirmou no início do ano que está produzindo um programa de TV com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário